segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quem vai estar salvando São Paulo dos erros de português?

Hoje estou um pouco revoltada. Não aguento mais tanta ignorância, para não dizer pior.
Por que a classe média, especialmente a paulista, que se julga tão inteligente, insiste em me insultar com a sua completa falta de argumentos pra criticar o governo do PT ou para apoiar os governos do PSDB e do DEM?

Primeiro eles me dizem que o governo Lula aumentou em não sei quantas vezes o tamanho da máquina estatal. Pura verdade, não nego. Mas no que isso me afeta como cidadã? Eu realmente gostaria de saber. Porque até onde eu me lembro, nos oito anos de governo FHC, nos quais a máquina estatal foi diminuída, desestruturada, e jogada às traças, a carga tributária não diminuiu em NADA! Muito pelo contrário, nosso rico dinheirinho obtido com a venda das estatais foi malbaratado na compra do apoio parlamentar à agora finda CPMF. (Mensalão, será?). Pois é, pois é, pois é, pois é!

O Estado de São Paulo, veemente defensor e eleitor do PSDB e do PFL travestido agora de DEM, que faz tanta questão de encher a boca pra dizer que tais partidos diminuem a máquina estatal, é o estado com a uma das maiores cargas tributárias do país. O ICMS aqui é altíssimo, o IPVA é um dos mais altos do Brasil, o IPTU foi recentemente reajustado em valores absurdos, e aqui ainda se paga pedágio. Qual é o benefício que os paulistas têm com a diminuição da máquina estatal? Sinceramente, eu não vejo nenhum. Só vejo o serviço público de pior qualidade do Brasil, as piores escolas públicas, péssimo transporte, ruas sujas e mal iluminadas, o judiciário mais lento do Brasil, e uma enorme rede de corrupção que todo mundo parece não ver.

Aí me dizem: “Mas o Lula não é um bom representante do Brasil, ele não sabe falar português corretamente!”. E você sabe, letrada classe média paulista? Será que alguém que não sabe nem escrever corretamente, sabe falar? E como justificar os tantos crimes cometidos contra a língua portuguesa pelos seus jovens universitários, os quais eu já vi (ninguém me contou) escrever mexendo com ch (e olha que este fazia parte de uma das mais caras faculdades do país), os erros de conjugação, como vir que virou vinheram, a falta de nexo nos textos, e qual o estado responsável pelo inesquecível “gerundismo”?

Pelo que sei, apesar dos seus impropérios gramaticais o Presidente Lula é um dos líderes mais respeitados do mundo, e por autoridades de diversas áreas, mas certamente isso é muito pouco.

Concordo que São Paulo é o estado mais desenvolvido da nação. Mas gente que ajudou a colocá-lo nesse status, como Prestes, deve se revirar na cova ao ver o que tem sido feito com o que ele tanto defendeu. Absolutamente não é mérito dos políticos paulistas o desenvolvimento desse estado, e um povo tão empreendedor deveria gastar mais do seu tempo estudando a política do próprio país, ao invés de se encher de preconceito e não abrir os olhos para coisas tão óbvias.

Ninguém é obrigado a gostar do Lula, e ele está longe de ser o presidente que eu gostaria de ter. Mas o governo Lula é bem melhor para os cidadãos do que foi o governo FHC e isso é fato. Com muito menos dinheiro, inclusive pela falta da CPMF, (ou seja diminuição da carga tributária), é notório que as coisas estão melhores para a grande maioria das pessoas, inclusive com um serviço público de melhor qualidade, facilmente visto nas universidades federais, na justiça federal, nas escolas técnicas federais e etc. Falta muito para o ideal, mas diminuir a máquina é a solução? A prática já não provou que os cidadãos não obtiveram no Brasil qualquer benefício com isso?
Espero que essa classe média preconceituosa e que faz questão de não ler e raciocinar sobre a política nacional, mude, pois esse sim será o primeiro passo para governos de melhor qualidade. Essa geração criada pelos resquícios da “nossa sagrada família católica brasileira” (que fique claro que não tenho nada contra o catolicismo ou os católicos, tenho contra o movimento que foi iniciado com este nome e criou bases para a instauração da ditadura) continua agindo com a mesma ignorância que nos levou aos anos de ditadura militar. Acreditam em tudo que dizem pra eles, agem como uma massa de iletrados, ao invés de raciocinar, questionar e não se deixar manipular como um rebanho de ovelhas. Já teve gente que acreditou que Galileu estava errado, que a escravidão era coisa divina, e que os comunistas comiam criancinhas, aliás parece que tem gente que acredita até hoje, e alimenta seus preconceitos contribuindo para aumentar a completa falta de consciência cívica que impera no Brasil.

Classe média, deixe de agir como um bando de galinhas, que passam a vida repetir a mesma ladainha. Usem o seu cérebro pra algo mais do que armazenar informações inúteis como os capítulos da próxima novela da Globo, acreditem, ele serve pra muito mais!

Me dêem argumentos e eu posso respeitar suas escolhas. Continuem falando asneiras e recebam meus cumprimentos, vocês é que constituem os verdadeiros analfabetos desse país.

Um comentário: